sexta-feira, 6 de março de 2015

Pernas ao vento!


Tom Jobim cantou as Águas de Março e se eu fosse compositora, criaria uma música que falasse dos ventos das praias de Aracaju, ventos que formam barreiras, barreiras que bloqueiam corredores... mas vamos por partes.

Não vou me cansar de falar o quanto o calendário de corridas do meu estado está sendo inovador. Neste ano já tivemos meia maratona de revezamento, corrida cross country e no domingo passado tivemos uma prova de 5, 10 e 15 km na areia da praia, a CORRIDA DA PRAIA, muito deliciosa e perfeitamente organizada pela Conceito Soluções Esportivas. 

Dia de luz, festa de Sol!
Pra deixar bem claro, só treinei na areia uma vez, foi em Salvador, na areia fofa. Como meus pés doeram! Abdiquei totalmente de correr na praia depois disso, cruzes, jamais, foi o que pensei. Daí veio uma corridinha massa de 5 km ano passado aqui em Aracaju, na areia dura, num final de tarde bem gostoso (foi a corrida da Academia da Praia) e fui me enamorando da ideia. Assim que abriram as inscrições, fui lá, me inscrevi, crente que tinha sido nos 15 km, mas descobri no dia da entrega dos kits que foram nos 10 (hoje tô bem aliviada por isso!). 

Marcelo, Flávia e eu.
Parabéns para a Conceito, excelente organização!
Vamos à prova: entrega super organizada do kit, lembrando que tinha a opção do kit completo ou o kit básico, ideia maravilhosa pra quem não quer nada além do chip e número de peito, foi muito rápida a entrega, o pessoal da Conceito muito acolhedor e gentil. 

A prova estava marcada para as 7 horas do domingo, eu e meu amigo Marcelo chegamos uns 15 minutos antes. Palmas também pra localização da prova, numa praia longe de concentrações urbanas, uma vasta faixa de areia livre, um sol que já dizia a que veio: a corrida tinha tudo pra ser um marco. Houve um pequeno atraso de cerca de 15 minutos na largada, devido à espera pela ambulância. Muito bom, segurança em primeiro lugar. Ainda deu tempo de encontrar os amigos, tirar fotos, aquecer ao som de salsa e lá fomos nós pra largada, todo mundo muito animado! Foi lindo de se ver 600 corredores na areia, aquele mar de gente, a maioria  com a camiseta branca da prova, no contraste com o céu azul de tudo, linda imagem! Corremos na direção oposta à cidade, a logística foi bem simples: quem ia correr os 5 km, retornava nos 2,5, para os 10 km, retorno nos 5 e para os 15 km, retorno no km 7,5. 
Registrando a presença da querida Belzinha,
de Feira de Santana pra Aracaju, presença mais do que especial,
pódio na colocação geral pra ela!

Comecei a corrida bem concentrada, consegui manter o ritmo em torno dos 5:40-6:00 min/km, nos cinco primeiros quilômetros, nossa que felicidade! Muito, muito bom! Irritante foi ver muita gente jogando copos plásticos de água em tudo que era lugar, quando a  organização enfatizou exaustivamente que segurássemos os copinhos vazios até o próximo ponto de hidratação. Irritante mesmo, uma raiva que dá! Devia ter um jeito de punir isso. Enfim, continuando, cheguei num ritmo que eu queria nos 5 km, tentando não perder o foco e manter esse ritmo por mais 5, mas eis que... pá! o que foi aquilo??? Um paredão invisível? Foi só fazer a curva dos 5 e uma rajada de vento parecia dizer: "peraí mulher, vá com calma! Segure sua onda!" Como assim que meu pace subiu pra 7:00 min/km e eu não conseguia fazer baixar? Como é que a gente bota força nas pernas e elas continuam lentas?  
Antônio, grande corredor!

É amigos... fui apresentada aos ventos litorâneos sergipanos, com chave de ouro. Foi duro, muito duro, daí a mente tinha que funcionar e mudei de estratégia: tentei dividir os quilômetros restantes em duas partes: forçar o ritmo o mais que pudesse por 500 m e aliviar nos outros 500, como um treino intervalado. Colei num grupo de uma assessoria, tentando fazer um quebra-vento, também ajudou. E foi assim que terminei, vencendo quilômetro por quilômetro, até ver o pórtico como uma miragem no deserto e ainda conseguir dar um sprint no final, chegando feliz, feliz, feliz! 

Cheguei, uhuuuu!
Batimentos cardíacos ok, vamos aproveitar o pós-prova e esperar o resultado, com sorteio de muitos brindes: teve picolé, gatorade, frutas, água geladinha, massagem pra quem precisou, sorteio de tênis, celular e de tv, foi uma festa! Assim posso resumir a Corrida da Praia: foi uma festa mesmo, maravilhosa, condizente com um lindo domingo de sol, toda a energia boa e positiva do staff, dos organizadores, das assessorias e dos corredores, foi realmente muito legal. 



Mais um pódio, linda surpresa!
E pra ficar mais legal, o que faltava? Não era ganhar a TV, risos. A prova, como poucas que tenho visto, teve premiação por faixas etárias para os corredores dos 10 e 15 km. AÊ! Fiquei em primeiro lugar na minha faixa etária! Esse negócio de pódio tá ficando bom! Pódios inesperados,  que beleza!  E assim voltei pra casa com duas medalhinhas lindas, um sorriso de orelha a orelha.  Sou ou não sou uma pessoa de sorte? 



Vamos correr?
Só pra lembrar: próxima prova: os 25 km da Corrida Cidade de Aracaju, vamos lá ver o que vai dar!
 
O querido amigo Jeorge, que também
 subiu ao pódio na sua faixa etária, nos 15 km
.
Originalidade da medalha.